1ª emissão: 316 mil toneladas de crédito de carbono
O projeto está registrado na Verra sob nº 2465.
Confira clicando aqui.
Este é um dos projetos que você pode apoiar com a neutralização de suas emissões. Na Auren você pode apoiar mais de um projeto se quiser em sua jornada de descarbonização. Clique aqui para compensar suas emissões.
O projeto está registrado na Verra sob nº 2465.
Confira clicando aqui.
A Reservas Votorantim (rV) em parceria com a Companhia Brasileira de Alumínio (CBA), empresas pertencentes ao mesmo grupo econômico da Auren, e as consultorias Ecosystem Regeneration Associates (ERA) e ECCON Soluções Ambientais, certificou o primeiro projeto REDD+ do Cerrado brasileiro.
O REDD+ é um programa que visa reduzir as emissões de gases de efeito estufa por meio da conservação e restauração florestal. Este projeto foi desenvolvido no Legado Verdes do Cerrado, uma reserva privada de desenvolvimento sustentável de 32 mil hectares localizada em Niquelândia - Goiás, e administrada pela Reservas Votorantim.
Os benefícios socioeconômicos e ambientais deste projeto são significativos, incluindo avanços na ciência para a conservação do Cerrado, a savana tropical mais biodiversa do mundo, a diminuição das emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE), o desenvolvimento social, desmatamento evitado e proteção da biodiversidade.
O Cerrado abriga cerca de 5% de toda a biodiversidade do planeta, 30% dos seres vivos encontrados no Brasil e oito das doze bacias hidrográficas, essenciais para abastecer os lares de milhões de brasileiros e a indústria nacional.
Mesmo com toda essa importância, o bioma já perdeu metade da sua cobertura original, com desmatamentos superiores aos registrasdos na Amazonia. Atualmente, apenas 3% do território do Cerrado está protegido.
As áreas naturais conservadas representam uma oportunidade para o desenvolvimento sustentável do país e a garantia do futuro do bioma.
É corredor ecológico para a
onça-pintada, espécie ameaçada
de extinção;
Primeira Reserva Privada de
Desenvolvimento Sustentável de
Cerrado no Brasil;
Proteção de nascentes
de corpos hídricos;
Quase 1500 espécies de plantas já
registradas, o que representa cerca de
12,5% de toda a flora do Cerrado no país;
Promovemos o desenvolvimento local, como apoio à gestão pública e educação, e geração de trabalho e renda, buscando parcerias com a sociedade e demais stakeholders por meio de:
Geração de emprego e renda com contratação de mão de obra local para cargos em diferentes hierarquias;
Participação feminina no quadro de funcionários;
Mais de 50 parcerias firmadas com iniciativas privadas e da sociedade civil organizada, instituições de pesquisa e ensino;
Centro de Biodiversidade com produção de plantas nativas com diversidade de mais de 80 espécies para reflorestamento e paisagismo sustentável;
Comunidade engajada nas ações de conservação por meio do Programa Portas Abertas.
Com 32 mil hectares, sendo 80% desse território composto de Cerrado em alto grau de conservação, o Legado Verdes do Cerrado, em suas frentes de atuação contribui direta e indiretamente com ações para mitigação das mudanças climáticas.
Mais de 100 mil mudas de plantas nativas doadas para reflorestamento de áreas degradadas e arborização urbana;
Implementação de agrofloresta;
Projeto de pesquisa científica em parceria com universidades reconhecidas nacionalmente para medição de carbono no solo e áreas florestadas;
A área conservada da Reserva estoca mais de 690 mil toneladas de carbono.
Desde a sua criação, o Legado Verdes do Cerrado promove e contribui com o desenvolvimento de programas e projetos de pesquisa ligados à conservação da biodiversidade do Cerrado.
Monitoramento constante da fauna presente na área;
Descoberta de 28 novas espécies de plantas;
Incentivo e patrocínio para pesquisas científicas sobre a biodiversidade do Cerrado. Atualmente, mais de 10 pesquisas já foram realizadas;
Mais de 20 publicações científicas sobre a biodiversidade do Cerrado em parceria com instituições de pesquisa e ensino;
Maior banco de sementes do Cerrado do país.
Proteção de três nascentes, incluindo a do rio Traíras, um dos mais importantes do Norte de Goiás.
Recuperação de nascentes.
Crédito de Carbono
VERRA, Verified Carbon Standard (VCS) Program
VM0009 Metodologia para Conversão Evitada de Ecossistemas
A Verra é uma corporação sem fins lucrativos fundada em 2007 por líderes ambientais e empresariais e que atualmente gerencia o principal programa do mercado voluntário de carbono no mundo, o Verified Carbon Standard (VCS).
Na Auren você pode descarbonizar mais de um projeto se quiser!
Investimentos sociais e ambientais em uma região com baixo índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Iniciativas como extração de água para consumo humano a projetos de capacitação fazem parte desse projeto.
Neste projeto também temos Investimentos sociais e ambientais em uma região com baixo índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Os investimentos também são os mais diversos como na área da saúde, acesso a energia, conservação de vegetação nativa, educação, entre outros.